Procurar por Bula

Loading

Gardenal

Bula do medicamento Gardenal. Classe terapêutica dos Anticonvulsivantes. Princípio ativo Fenobarbital.

Indicações de Gardenal

O fenobarbital, princípio ativo do Gardenal, é um barbitúrico com propriedades anticonvulsivas, devido à sua capacidade de elevar o limiar de convulsão.

Efeitos Colaterais de Gardenal

Os efeitos descritos abaixo podem ocorrer geralmente após o uso crônico de fenobarbital, principalmente por via oral: sonolência no início do dia; dificuldade em acordar e às vezes, dificuldade para falar; problemas de coordenação e equilíbrio; raramente, vertigem com cefaléia; reações alérgicas cutâneas (erupções maculopapulares escarlatiniformes) em 1 a 3% da população, mais comum em adolescentes do que em adultos; artralgia (síndrome mão-ombro); distúrbios do humor; anemia megaloblástica devido à deficiência de ácido fólico; osteomalácia e raquitismo.

Precauções

Recomenda-se não ingerir bebidas alcoólicas durante o tratamento. Os pacientes que dirigem veículos ou que operam máquinas, só devem fazê-lo em estado de vigília normal, devido aos riscos de sonolência diurna. As crianças submetidas a tratamento por tempo prolongado devem receber um tratamento profilático do raquitismo.

Uso na gestação: Durante a gestação, havendo necessidade de tratamento com Gardenal, o mesmo não deve ser interrompido, pois a suspensão abrupta da medicação e a própria gestação podem agravar a epilepsia com repercussões na mãe e no feto. O aleitamento materno deve ser suspenso, devido à eliminação de fenobarbital no leite. Pode ser necessário um reajuste posológico para doses menores nos casos de: suspeita de gravidez, último trimestre gestacional e logo após o parto. Para prevenir a síndrome hemorrágica do recém-nascido, pode ser administrada vitamina K à mãe no último mês de gestação (10 a 20 mg/dia VO) e ao recém-nascido desde o parto.

Apresentação

Comprimidos com 50 e 100 mg de fenobarbital. Caixas com 20 comprimidos. Solução oral a 4%. Frasco de 20 ml.

Composição

Comprimidos 50 mg - cada comprimido contém:fenobarbital 50 mg. Excipientes q.s.p. 1 comprimido. Excipientes: amido de milho, polivinilpirrolidona, estearato de magnésio.

Comprimidos de 100 mg: cada comprimido contém: fenobarbital 100 mg Excipientes q.s.p. 1 comprimido. Excipientes: amido de milho, polivinilpirrolidona, estearato de magnésio.

Gardenal gotas pediátrico: cada ml contém: fenobarbital 40 mg. Excipientes q.s.p. 1 ml. Excipientes: nova coccina, sacarina solúvel, álcool, propilenoglicol, glicerina, hidróxido de sódio, essência de framboesa, água. Cada gota equivale a 1 mg de fenobarbital.

Contraindicações

Porfiria; insuficiência respiratória grave; insuficiência hepática ou renal grave; antecedentes de hipersensibilidade aos barbitúricos.

Modo de Uso

Adultos: 2 a 3 mg/kg/dia em dose única ou fracionada.

Crianças: 3 a 4 mg/kg/dia em dose única ou fracionada. As gotas devem ser diluídas em água.

Laboratório

Rhodia Farma Ltda.

Remédios da mesma Classe Terapêutica

Edhanol, Epelin, Furosix, Gamibetal, Hidantal

Remédios que contém o mesmo Princípio Ativo

Edhanol, Filinasma, Franol, Gratusminal, Natisedine