Qual a diferença entre paroxetina e fluoxetina no tratamento para a depressão?

Psicologia, psiquiatria e saúde mental

Mensagempor Automatic Prince » Dom Jun 03, 2012 11:24 am

Qual a diferença entre paroxetina e fluoxetina no tratamento para a depressão? São recomendados cada um para que tipo de caso?
Automatic Prince

Mensagempor Malu » Dom Jun 03, 2012 11:24 am

Ambos são anti-depressivos da classe de "Inibidores Seletivos de Recaptação de
Serotonina",sendo a fluoxetina a primeira substância desta classe(lançada como Prozac).
A paroxetina se diferencia da mesma por ter uma maior atividade contra ansiedade.
Malu

Mensagempor kika1950 » Dom Jun 03, 2012 7:24 pm

Olha, eu tenho sindrome do pânico e tomo paroxetina já há cinco anos e me dou muito bem com ela, pois a serotonina do meu cérebro se normalizou e também não sofri nenhum efeito colateral. Já com a fluoxetina eu não me dei nada bem, fiquei parecendo um zumbi.
mas cada caso é um caso né??

bjs.
kika1950

Mensagempor Bial3932 » Seg Jun 04, 2012 3:24 am

Bom dia,
O prozac ( fluoxetina) e a paroxetina são antidepressivos com mecanismo de ação semelhantes, pois fazem parte da mesma classe terapeutica, ou seja são Inibidores da Recaptação de Serotonina.

O prazac esta mais indicado para tratar depressão em pessoas com mais tendencia a desenvolver algum transtorno alimentar.

Já a paroxetina está mais indicada para tratar a depressão em pessoas com mais tendencia a fobia social, ansiedade generalizada ou em transtono do estresse pos traumatico ( traumas psicologicos).Há alguns estudos demosntrando que a paroxetina é mais eficente em depressões graves do a fluoxetina.

Não esta claro o porque da paroxetina agir mais sobre a ansiedade do que a fluoxetina e nem o porque da fluoxetina agir mais nos transotrnos alimentares do que a paroxetina.O logico seria que antes tivessem o mesmo resultado por agir de forma semelhante, mas na pratica isso não é observado.

Até a proxima....
Bial3932

Voltar para Psicologia, psiquiatria e saúde mental

• { RELATED_TOPICS }
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem