Como se procede o curso de medicina na Faculdade?

Assistência à criança e ao adolescente ( Pediatria )

Como se procede o curso de medicina na Faculdade?

Mensagempor Jeuzinha » Seg Dez 19, 2011 5:49 pm

Olá pessoal...
Bom, tenho 16 anos, faço o 1º ano do Ensino Médio, no CEFET, mas quero me formar em Medicina, especialização em Pediatria.
Queria informações sobre como td se procede...
Logo quando entra na faculdade, a pessoa tem q dar todos os assuntos de medicina?...tem q estagiar no IML?...Tem q estagiar como se fosse enfermeira?!
Pois uma amiga minha, assim como eu, também quer ser Pediatra...E ela disse q procurou se informar e disseram q tem q fazer tudo q uma enfermeira faz(raspagem em feridas...estagiar na área geriatrica...etc)
Queria saber se isso realmente é verdade...
Como tudo de procede..?
Quantos anos são..?
E quanto é mais ou menos o salário de um Pediatra?

Desde já agradeço!
Abraços!
E fiquem com Deus! =]
Jeuzinha
 
Mensagens: 1
Registrado em: Seg Dez 19, 2011 5:49 pm

Como se procede o curso de medicina na Faculdade?

Mensagempor Lady jane » Seg Dez 19, 2011 5:49 pm

Ciências médicas e profissões médicas
Para formar-se médico o aluno deve estudar em uma Faculdade de Medicina, em período integral, durante seis anos. Após formar-se médico, pode-se fazer especialização, sendo a mais importante a residência médica, com duração de dois anos ou mais, dependendo da especialidade e sub-especialidade. Para entrar em um programa de residência médica, o médico deve ser aprovado e classificado em concurso de âmbito nacional e, devido ao grande número de médicos que se formam a cada ano, vem aumentando o número de profissionais que não conseguem ser aprovados neste concurso. Estes médicos acabam optando por fazer especialização em curso normal de pós-graduação, que muitas vezes não apresentam o mesmo nível de qualidade exigido para um programa de Residência. A Medicina tem dois aspectos: é uma área de conhecimento (isto é, uma ciência) e é uma área de aplicação desse conhecimento (as profissões médicas). Na medicina, podemos destacar a Odontologia, que tanto no Brasil como em Portugal ja constitui um curso independente.

A Medicina baseada em evidências é uma tentativa de ligar esses dois aspectos (ciência e prática) através do uso do método científico, buscando através de técnicas e pesquisas científicas o melhor tratamento para um determinado paciente.

Às vezes, pode ser difícil distinguir entre ciência e profissão em Medicina. Os vários ramos especializados da Medicina são estudados por ciências básicas especializadas e por correspondentes profissões médicas, igualmente especializadas, que lidam com órgãos, sistemas orgânicos e suas doenças. As ciências básicas da medicina freqüentemente são as mesmas de outras áreas da ciência como a biologia, a física, a ciência veterinária e a química.
Existem várias áreas ligadas à saúde: odontologia, psicologia, enfermagem (o cuidado com o paciente doente), farmácia, biomedicina, terapia da fala e da linguagem,educação física fisioterapia, terapia ocupacional, nutrição, protética e bioengenharia.


Pode-se incluir também diversas profissões auxiliares (de nível médio) no Brasil entre estas destacam-se os Agentes Comunitários de Saúde, função equivalente aos Médicos de pés descalços na China, os Agentes de Controle de Endemias ou Zoonoses; Os Auxiliares de Saneamento e Inspetores Sanitários; Os Auxiliares de Laboratório (bioquímica) , Auxiliares de enfermagem, Auxiliares de Nutrição e Odontologia ou Técnicos de Higiente Dental. Em algumas regiões ainda se encontram parteiras capacitadas e supervisionadas por centros de obstetrícia. Especialistas de Saúde Pública tem enfatizado a importância dessas profissões especialmente por sua capacidade de resolver os agravos mais freqüentes da população e principalmente por realizar serviços de prevenção (medicina preventiva) e promoção da saúde no modelo de atenção à saúde da família.

O médico, quando nos últimos anos da Faculdade de Medicina, realiza internato hospitalar em diversas áreas como clínica médica, cirurgia geral, pediatria e ginecologia e obstetrícia. Em algumas faculdades brasileiras já foi introduzido também o internato obrigatório em saúde coletiva, com estágios em medicina preventiva e social e medicina de família e comunidade.


[editar] As especialidades médicas, as subespecializações e as áreas de atuação
Ver artigo principal: Anexo:Lista de especialidades médicas
No Brasil, para ser um especialista, o médico deve realizar uma residência médica e prestar um concurso junto a associação médica da especialidade, que é reconhecido pela Associação Médica Brasileira e homologado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), sem o qual ele é apenas médico, sem especialidade. Até para ser considerado Clínico, o médico deve fazer Residência em Clínica Médica, com duração mínima de 2 anos.
A medicina têm muitas especializações possíveis, algumas subespecializações e as denominadas "áreas de atuação".
No Brasil elas são regulamentadas em Resolução expedida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).(Veja a Anexo:Lista de especialidades médicas).

Algumas dos conteúdos ministrados durante o curso de medicina:

Anatomia é o estudo da estrutura macroscópica física dos organismos. Estuda as grandes estruturas, o esqueleto, a musculatura, os vasos sanguíneos arteriais e venosos, bem como os vasos linfáticos e nervos, órgãos e estruturas anexas.
Bioética é o estudo do relacionamento entre biologia, medicina e filosofia, especialmente da disciplina ética e metafísica.
Cirurgia cardiovascular atua na cirurgia do coração.
Citologia é estudo das células individuais e de suas estruturas internas.
Embriologia é o estudo do desenvolvimento dos organismos a partir da união dos gametas, as células sexuais parentais, que dão origem ao ovo ou zigoto que, por sua vez, se desenvolve no embrião.
Epidemiologia é o estudo quantitativo dos processos de doenças nas populações humanas. Inclui o estudo das epidemias, das endemias, da bioestatística, dos fatores de risco relacionados às doenças
Lady jane
 
Mensagens: 1
Registrado em: Seg Dez 19, 2011 5:49 pm

Como se procede o curso de medicina na Faculdade?

Mensagempor Ana3287 » Seg Dez 19, 2011 7:29 pm

Vai ter que estudar um mooonte de coisas sobre o corpo humano.
Vai ter aulas dentro de um hospital (universitário).
Vai ter que aprender a atender todos os tipos de medicina: pediatrica, geriatrica, ginecologia e obstetricia, ortopedia, cardiologia, etc.
Vai ter que estagiar em todas as áreas, no pronto socorro dos hospitais universitários aparece todo tipo de problema e os alunos de medicina vão aprender a atender: pessoas acidentadas, mortas, baleadas, espancadas, atropeladas etc.
Quando você conseguir o seu diploma de graduação, você sai de lá com o título de médico, daí voce vai precisa fazer uma residencia médica, tambem num hospital universitario e é aí que você escolhe a área que quer atuar: pediatria e vai atender todas as crianças que passarem pelo hospital durante o periodo que voce vai estar lá.
Precisa muita dedicação e sangue frio para enfrentar todos os problemas de saúde possíveis.
Ana3287
 
Mensagens: 1
Registrado em: Seg Dez 19, 2011 7:29 pm

Re: Como se procede o curso de medicina na Faculdade?

Mensagempor rachel » Seg Mai 27, 2013 7:48 pm

Tenho 25 anos quero fazer medicina, por que me indentifiquei com pediatria.
Será que estou velha para a profissão.A remuneção é boa?
rachel
 


Voltar para Pediatria Assistência à criança e ao adolescente

 


  • { RELATED_TOPICS }
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitantes